Como poupar dinheiro ganhando pouco?

 
 
porquinho desenhado no papel

Ganhar pouco dinheiro e economizar. Isso não significa que você precisa enxugar todos os aspectos de sua rotina. É um processo de escolher metas e desenvolver um orçamento mensal com todas as entradas e saídas. O conhecimento aprofundado de sua condição econômica é o primeiro passo para ir além.

Você precisa saber como está gastando seu dinheiro. Quanto entra no começo do mês e quanto sai ao seu término. Você precisa saber quanto dinheiro tem em sua conta no fim do dia. É dessa maneira que você será capaz de se tornar mestre de suas finanças.

Você precisa saber como está gastando seu dinheiro. Quanto entra no começo do mês e quanto sai ao seu término.

Muitas pessoas costumam recorrer a planilhas financeiras, agendas e aplicativos para não esquecer nenhuma despesa. A partir do momento que você começar a registrar todas as suas movimentações financeiras diariamente, você conseguirá ter uma visão mais completa das suas finanças e poderá conhecer efetivamente quais são os seus principais gastos e quanto você ganha.

Após registrar e conhecer todos os seus gastos, é hora de ver onde é necessário e possível fazer cortes de despesas.

Entender como juntar dinheiro ganhando pouco é viável sim, só que alguns costumes necessitam ser alterados para que você atinja esse objetivo. As suas dívidas tem a ver com a sua diversão, jantares e passeios variados?

Quando fazemos uma análise minuciosa de nossas despesas, sempre encontramos alguns gastos supérfluos ou excessos que podem ser eliminados. Tente fazer uma reeducação relacionada aos seus hábitos diários e de consumo.

Separe as despesas em quatro tipos: fixas, variáveis, extras e adicionais.

A primeira são as contas que não alteram, como aluguel, ou condomínio. A segunda, como luz e água, são contas fixas que se alteram. Extras são para algum imprevisto e adicionais para o seu lazer.

Comece com a mudar hábitos mais simples

Comece apagando as luzes dos locais desocupados, retirar os utensílios eletrônicos da tomada quando estiverem desligados e diminua o uso de água fechando a torneira sempre que não houver necessidade. Outra dica é usar cupons de desconto e programas de fidelidade em todos os estabelecimentos comerciais possíveis.

Você precisa entender a importância de desenvolver esse hábito. Porque basta você mudar alguns hábitos de consumo que você imediatamente começa a guardar uma boa quantia. Temos que ser sinceros: essa é uma tarefa difícil! Justamente porque é uma tarefa que requer extrema disciplina. A palavra de ordem é: prioridade.

Sem disciplina é impossível seguir um planejamento e alcançar seus objetivos. A principal ideia por detrás de organizar a vida financeira é viver bem tanto no presente quanto se preparar para estar bem também no futuro. Apesar de, a princípio, as despesas rotineiras não parecerem ter tanto impacto no orçamento, quando somadas, elas podem fazer toda a diferença no que sobra na conta ao final do mês.

Lucas Bicudo
Jornalista da Messem Investimentos